quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MEMÓRIA IMPERFEITA








Fernão de Magalhães Gonçalves (1943-1988)
nasceu em Jou, no concelho de Murça,
Trás-os-Montes.




STABAT MATER I

Um dia (talvez um dia só) eu fui menino
era de tarde e havia sol (há sempre sol na
memória de ver-te a cada instante
vigilante aos
prodígios do meu próprio destino)

e eu joguei no Largo à minha idade
aos arcos e aos piões aos
polícias e ladrões e
à pura liberdade

e não voltei ao Largo hoje
resta a árvore bravia que me fiz
o caule que construiu a sua história
mudando a tua memória no
ar que respira e na raiz.


STABAT MATER II

Um dia deixaste de poisar os olhos sobre os objectos
próximos e demorava-los nos cantos altos e nas junturas
do telhado.
os teus gestos de levar o lenço às pálpebras esvaziavam-se
da consciência do momento em que o xaile negro te caía
de um ombro e ias mergulhar-te na escuridão do quarto.
nas rugas da tua boca desenhava-se para sempre a atitude
de presenciar aquela hora em que se cumpriu a tua solidão.

um dia deixaste de ir e vir da cozinha para o quarto dele
com esse andar pesado e atento de quem conhecia cada tábua
do soalho e a calcava com pressão diferente.

olhavas a figueira do pátio que secara sem explicação.

um dia desceste os quatro degraus da varanda
antiga e foste chorar voltada para a parede branca.

rio de silêncio sem margens sem origem.


VIZNAR
Poema dedicado a Federico Garcia Lorca

E quando eu chegar ao fim das
minhas angústias e desejos e o
tempo se fechar e o sol se enfim puser

cobri-me com terra e ervas areia algumas
flores no meio de um caminho

que restem da memória que ficou
as pegadas casuais
breves e desiguais de
ali ter passado alguém que ainda não voltou.


Fernão de Magalhães Gonçalves
(in Memória Imperfeita)

Sem comentários: