domingo, 18 de dezembro de 2011

DOIS POEMAS DE NATAL








AUGUSTO FREDERICO SCHMIDT
(1906-1965)




À PROCURA DO NATAL

Caminharei em busca do presépio
A noite inteira, meu Senhor.
Não haverá porém nenhuma estrela
Para guiar meus passos:
Todas as estrelas estarão imóveis
No céu imóvel.

Caminharei em busca do presépio
A noite inteira, meu Senhor.
As estradas porém estarão solitárias.
Tudo estará adormecido,
As luzes das casas apagadas,
As vozes dos peregrinos terão morrido na distância sem fim.

Caminharei ansioso, à tua procura.
Mas estarei tão atrasado,
O tempo terá caminhado tão na minha frente,
Que me será bem difícil encontrar o teu recanto humilde 
Cansado encontrarei enormes cidades,
Mas a tua Cidade, Senhor, terá desaparecido.

Muitos se rirão de mim, sabendo que te procuro.

Não haverá nenhuma estrela
Para mostrar o lugar em que te encontras.
Todas as estrelas estarão imóveis no céu.


O NASCIMENTO

Vamos ver a Estrela !
Sairemos pelas estradas, cantando,
Sairemos de mãos dadas,
E acordaremos as brancas e tímidas ovelhas.
Iremos surpreendê-lo, Pequenino e Simples.
Sua Inocência Iluminará os caminhos felizes, dormindo.

Vamos ver a Estrela !


Augusto Frederico Schmidt




Sem comentários: